Blog da PetSnacks
  • Home
  • Comportamento
  • Alimentação
  • Saúde
  • COMPRE AQUI

Home Saúde Ração seca para gatos e os problemas que ela pode causar

Ração seca para gatos e os problemas que ela pode causar

PetSnacks outubro 13, 2020 0


Muita gente não sabe, mas os gatos têm necessidades nutricionais muito diferentes dos cães. A principal delas é que eles são carnívoros obrigatórios, o que significa que a carne é uma parte não negociável da sua dieta. Por isso, as proteínas de origem vegetal, como verduras e grãos, não são o suficiente pra suprir suas necessidades, o que impossibilita que um gato seja vegano, por exemplo.

Outra questão é que os gatos não têm o hábito de beber muita água, o que acaba não diluindo a urina o suficiente e causa problemas renais que podem ser muito graves e até fatais. No passado, quando os gatos viviam na natureza, as presas que eles caçavam já tinham a quantidade de água ideal para o seu organismo. Depois que foram domesticados, essa questão acabou virando um problema, já que a maioria deles só se alimenta com ração seca.

Você dá apenas ração seca para seus gatos?

Se o seu gato come apenas ração seca, fique atento! Esse tipo de alimento tem alguns pontos negativos que podem influenciar a saúde do seu bichano. 

  • A quantidade de água é muito baixa (de 5% a 10% de umidade), o que para os gatos não é nada interessante, já que eles não têm o hábito de beber muita água, o que é fundamental para eliminar as toxinas do sistema urinário, por isso, a ração úmida pode ser uma aliada pra manter ele hidratado.
  • Muito carboidrato na composição: o carboidrato não é necessário para a sobrevivência dos gatos, inclusive, seu organismo nem foi feito para digerir esse tipo de alimento, já que eles não tiram muita energia dele. Além disso, o carboidrato em excesso pode causar obesidade, que é um dos principais fatores de risco para a diabetes em gatos.   
  • Proteínas vegetais x Proteínas animais: os gatos precisam de uma dieta rica em proteínas animais (carnes), mas as proteínas vegetais acabam sendo mais usadas pela indústria por serem mais baratas.  Os gatos não metabolizam as proteínas vegetais com eficiência, já que elas não têm níveis altos o suficiente de proteína de alta qualidade para atender às necessidades dietéticas deles

Além disso, os alimentos secos são processados ​​de forma muito pesada, o que envolve a exposição prolongada a altas temperaturas, o que acaba alterando os nutrientes e até causando a destruição de alguns deles.

Por isso, se você ainda dá ração seca pro seu bichano, considere mudar para as rações úmidas, elas são ótimas alternativas, pois têm até 80% de água, o que ajuda a evitar algumas doenças, como cistite (inflamação na bexiga) e infecção urinária, além de parecer mais com a dieta natural do gato. Uma dica é acrescentar um pouquinho de água mineral na ração úmida na hora que ele for comer.

Os felinos são feitos para consumir dietas à base de carne, pois têm uma necessidade especial de nutrientes como a vitamina A e alguns aminoácidos, como taurina e arginina, que as plantas não podem oferecer de forma suficiente. 


Lembrando que, ao contrário dos humanos, os gatos não precisam comer vegetais, porém, incluir alguns deles na dieta do bichano pode ser bom, já que eles podem aproveitar algumas vitaminas, minerais e fibras.

E como anda a alimentação do seu gato? Espero que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor as necessidades deles. E se você está pensando em fazer qualquer mudança na dieta que seu bichano, procure um veterinário de sua confiança. 

Até a próxima! 😸

Tags: Alimentação Saúde
Share:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

Sobre a PetSnacks

fotoblogger.pngOlá, meu nome é Mari, sou jornalista e criadora da PetSnacks - Petiscos Naturais & Artesanais.

Aqui você encontra conteúdos sobre saúde, alimentação comportamento e bem-estar de cães e gatos.

Nos siga nas redes sociais

Tecnologia do Blogger.

Categorias

  • Alimentação
  • Comportamento
  • Saúde

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *